segunda-feira, 26 de outubro de 2009

A importância de refletir

Muitas pessoas vivem no "piloto automático" da rotina frenética e não param para refletir sobre as diferentes situações que sempre reservam ensinamentos preciosos. Dos mais simples aos mais complexos acontecimentos há sempre um significado.

Não ter tempo para refletir pode resultar na utilização não produtiva do seu tempo. A reflexão faz bem porque na serenidade podemos encontrar soluções criativas. Experimente pensar sobre determinado assunto em um momento de lazer, relaxamento, alegria e, certamente, enxergará um cenário diferenciado do que no momento de estresse.

Há quanto tempo você não pensa sobre o sentido de sua vida? Essa pergunta pode ser seguidas de outras:
O que é importante no que está fazendo?
Costuma agradecer as vitórias concretizadas?
Valoriza suas habilidades transformando seu conhecimento em prática?
O que você quer fazer diferente e não tem coragem de ousar?
Onde pretende chegar?
O que o está impedindo de conquistar seus objetivos?
Quais mudanças na sua rotina o fariam sentir-me melhor?
Costuma reservar um tempo só seu ou não tem tempo para si?
Você reconhece seus princípios nas atividades que desenvolve?
Tem consciência da sua missão?

Cada um de nós é responsável por dirigir sua história. Estar comprometido com essa direção é fundamental para que possamos decidir qual rumo seguir. Toda escolha implica em responsabilidades e conseqüências.

No meu trabalho de coaching sempre procuro estabelecer uma conexão que estimule as pessoas a manter um diálogo interno franco, a ouvir a voz do seu coração, a despertar e aprimorar sua intuição, a organizar seu tempo com equilíbrio e, principalmente, ter o autoconhecimento como base para, conhecendo a si mesmo, assumir os desafios do caminho acreditando na sua capacidade de realizar os sonhos e ser feliz.

Não tenha medo de refletir. Faça da reflexão um exercício que o conduza a agir e mudar o que for necessário. Que tal começar por responder as questões listadas acima? Tenho plena convicção que você é seu melhor investimento e o convido a dedicar tempo e energia para encontrar sua felicidade que está em você.

Nenhum comentário: