quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Respeitar as diferenças é um exercício sustentável

Valorizar a diversidade é uma prática saudável que nos ensina cada vez mais o quanto é precioso as diferentes óticas. Lugares, pessoas, símbolos, times, cor, sabor, perfume, profissão, enfim, há uma lista enorme de elementos do cotidiano das pessoas que as diferem das outras. Há fatores que nos reúne em grupos em razão de afinidades semelhantes, no entanto, cada ser humano faz sua própria leitura das mais variadas situações, objetos e preferências.

Como lidamos com essa diversidade e diferenças em um mundo que, ao mesmo tempo em que enaltece o diferencial, nos tendência a seguir padrões determinados? Os apelos para que estejamos dentro do convencional ainda é muito forte. Por isso ainda há muita resistência às mudanças. Atuar com o Coaching é um laboratório de experiências que me coloca sempre diante da dificuldade que as pessoas têm para enfrentar o desafio de mudar. O incrível é que ao reconhecer as crenças limitantes que estão contaminando seu desempenho, as pessoas levam um choque que, por mais que seja dolorido em alguns casos, é muito positivo para despertar todo um processo de transformações.

Quando ampliamos nossa percepção para enxergar a diversidade que está a nossa volta começamos a observar a grandeza das diferenças e a importância de respeitá-las. A consciência de que cada pessoa é única e conectada com uma rede universal nos dá uma dimensão de que o potencial criativo é uma fonte de criação multiplicadora de resultados. A diversidade é uma força criadora que nos impulsiona a refletir a relevância de não nos deixarmos guiar por modelos ditados, afinal, temos capacidade de inventar nossa própria receita sim. E reinventar quando for preciso.

Pensar no seu diferencial faz com que você enxergue o diferencial do outro e respeite suas particularidades. Há pessoas que dizem ser o que são afirmando o que não são e o fazem de modo muito negativo tentando deteriorar os valores do outro. O universo é tão vasto e há espaço para inúmeras formas criativas. A natureza é um retrato da diversidade com seus distintos ecossistemas que formam uma teia interligada de recursos. No campo da religião temos exemplos da intolerância às diferenças com danos assustadores. E isso se estende para outros campos. O grande mestre nos ensinou: Amai ao próximo como a si mesmo. Essa é a essência da Espiritualidade: quem conhece, respeita e ama a si mesmo reflete essa conduta na relação com o próximo porque compreende o laço de unidade.

Respeitar as conexões da vida começa por respeitar nossa condição humana de ser diferencial por natureza. Valorizar as diferenças é estimular relações saudáveis entre as pessoas. É plantar no solo dos relacionamentos sementes para florescer ações onde o amor, o respeito, a paz e a ética sejam presença permanente. Respeitar às diferenças em todos os meios por onde circulamos é um exercício sustentável e multiplicador de práticas de convivência sadias para melhorarmos sempre.

No Esppaco Alpha praticamos o exercício de respeitar a diversidade. A Escola das Deusas é um projeto criado e desenvolvido com base nesse princípio e o símbolo revela essa proposta:

A Semana Holística é um projeto de Lei que instituiu no calendário oficial do município de Osasco um projeto que tem como objetivos a promoção da cultura da paz, da qualidade de vida e integridade do ser humano com atenção especial ao respeito às diferenças.

Nenhum comentário: